Sim.
O problema é se você vai querer…
As regras do nado livre são as mais sucintas de todo o livro de regulamento da FINA:
SW 5.1: Nado livre significa livre, exceto nas provas de medley (individuais ou revezamentos – importante!) onde o atleta não pode nadar qualquer dos estilos anteriormente usados (borboleta, costas e peito)
SW 5.2: O nadador tem que tocar na parede com alguma parte do corpo.
SW 5.3: O nadador tem que “quebrar” a superfície d’água nos 15 metros
Ou seja, se você quer nadar parafuso, ficar imitando uma baleia, nadar de borboleta e mudar no meio da piscina pra costas, se quiser fazer sculling, sim, tudo isso é permitido.
O nado crawl é o nado utilizado em 99,999999999999% dos casos. É o estilo mais rápido utilizado, portanto por isso não tem lógico você nadar outro estilo que não o crawl numa prova de nado livre…
Muitos atletas usam o nado livre para se testarem em outro nado. É permitido, respeitando-se somente aquelas três regras.
Quer nadar 50m borboleta nos 50m livre? Sim, pode. Mas atente-se que o resultado final será para 50m livre, nunca para borboleta. Então suponha que você conseguiu um índice ou até mesmo um recorde para o nado peito na prova de 100m livre, mas nadando de peito. Não irá valer, pois o resultado será computado como 100m livre.
Se for de costas, tem que ser respeitado a saída de cima do bloco, não é permitido sair de baixo, como de costas.
Uma amostra de como é o nado livre, com Ian Thorpe:
Caro Marcos, não há diferença nenhuma na regra independente da piscina ser de 25mts ou de 50 mts. O limite de 15mts é aplicado da mesma forma para os nados Livre, Costas e Borboleta.
Boa noite. O nado submerso nas saídas e viradas, é de 15 metros para piscina semi-olimpica (25mts) e olimpica (50mts) ou tem alguma diferença?